Instituto SER realiza exposição de fotos no mês de Conscientização do Autismo
Exposição começa na próxima quinta-feira comemorando o Abril Azul
Legenda: Fernando Guerra dos Santos, educando do Instituto SER, expõe sua foto
O Instituto SER - clínica escola que há mais de 27 anos atende crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) através de tratamento e escolarização - iniciou a programação do “Abril Azul” - Mês de Conscientização do Autismo, exibindo o filme “Robin Hood Procurado Vivo ou Morto por Ordem da Coroa”, no dia 02, no Cinemark Iguatemi Campinas, que tem no elenco 80% dos educandos. No dia seguinte, pela 5° vez, foi realizada a Caminhada pelo Autismo na Lagoa do Taquaral, que reuniu aproximadamente 400 pessoas.
Os eventos que promovem a inclusão continuam. Na próxima quinta-feira, (14/04), será aberta a exposição “Desenquadramentos”, às 19h, com o apoio do Galleria Shopping, em Campinas, SP. A iniciativa surgiu a partir das Oficinas de Fotografia realizadas entre o fotógrafo Samuel Lorenzetti e os educandos do Instituto SER.
“Tudo começou quando participei em maio do ano passado da Oficina de Profissões cujo objetivo é levar profissionais de diferentes áreas ao Instituto SER na tentativa de despertar o interesse dos educandos e inseri-los no mercado de trabalho”, lembra Lorenzetti.
As oficinas ocorreram de outubro a março de 2016 e contaram com a participação de 14 educandos. “Eles fotografaram com câmeras de celular, de tablet e também com equipamentos profissionais. Então, pensamos em mostrar esse trabalho para o público através da exposição”, afirma o fotógrafo.
Na abertura da exposição haverá um coquetel com a presença dos educandos, pais e profissionais da área da saúde. “Desenquadramentos” terá mais de 20 fotos, que foram escolhidas por meio de uma pré-seleção dos próprios educandos do Instituto SER, com a seleção final e curadoria de Samuel Lorenzetti.
De acordo com a Diretora do Instituto SER, Cláudia Dubard, a exposição é mais uma oportunidade de compartilhar as habilidades de pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA). “Além de estimular os educandos que se identificaram com a fotografia e terão seus trabalhos expostos, podemos mais uma vez reforçar a inclusão, respeito e informação sobre suas capacidades e limitações”, ressalta.
Abril Azul- Mês de Conscientização do Autismo – Instituto SER
Exposição “Desenquadramentos”
Período: 14 a 24 de abril
Horário: 10h às 22h (Segunda a sábado) / 14h às 20h (Domingos)
Entrada gratuita
Local: Galleria Shopping (Em frente à Livraria da Vila)- Rod. Dom Pedro I, 131.5 - Jardim Nilópolis, Campinas - SP
Samuel Lorenzetti - http://www.samuellorenzetti.fot.br/
Sobre o Instituto Ser
O Instituto SER é uma clínica escola que promove tratamentoe escolarização de crianças, jovens e adultos deficientes. Fundada em 1989, a organização oferece suporte e tratamento a pessoas com: autismo, hiperatividade, transtornos de personalidade ou comportamento, déficit de atenção, transtornos das habilidades motoras e retardos mentais. Além de proporcionar acesso a conteúdos norteados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a clínica escola tem o objetivo promover a inclusão social por meio do desenvolvimento de atividades como artes, oficinas de artesanato, estudos do meio, teatro, aula de música, computação e esportes.
O Instituto SER realiza um trabalho de estimulação para crianças de 0 a 4 anos e um trabalho educacional direcionado a pessoas deficientes na faixa etária de 5 a 40 anos. O conteúdo pedagógico abrange o ensino fundamental e ensino médio, trabalhados em parceria com o CEEJA (Centro Estadual de educação de Jovens e Adultos).
Psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fisioterapeutas e pedagogos buscam dia a dia desenvolver habilidades de comunicação, socialização em apoio aos educandos na inserção ao mercado de trabalho, na continuidade dos conteúdos pedagógicos e adaptação à rotina social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário