quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Ciúmes da irmã ou espelho do meu comportamento?


child-636022_1280.jpg


A chegada de um novo membro na família altera a rotina da casa provocando reações na criança maior. Mas até que ponto é ciúmes ou um reflexo do nosso comportamento?


De uns meses pra cá notei que meu filho está mais irritado, agressivo e chorão.


De cara pensei, é ciúmes da irmã, está querendo chamar a atenção.


Porém, parando para refletir um pouco, e conversando com meu marido, percebi que eu também estava mais irritada, agressiva, estressada e chorona.


Apesar da experiência adquirida com o primeiro filho, um bebê é sempre um bebê e exige seus cuidados e atenção 24 horas por dia. A criança mais velha no entanto, também precisa de você. O trabalho dobra!


É natural que fiquemos mais cansadas e sem paciência. E nossos filhos são nosso espelho. Fiquei preocupada ao perceber que meu filho grita com a irmã quando ela faz alguma travessura. E sempre digo: Filho, não precisa gritar, vamos com calma explicando pra ela como fazer as coisas. Mas como ele pode agir dessa maneira se eu estou dando o exemplo contrário?


De uns dias pra cá, comecei a tratá-lo com mais carinho e compreensão e menos repreensão.


Também percebi que preciso de um tempinho todos os dias, nem que for uns 15 minutos, para descansar, fechar os olhos, não pensar em nada, ficar em silêncio.


Isso tem me ajudado imensamente a reabastacer a energia e ser mais paciente e leve com os meus filhos.


O pai é parte fundamental nesse processo, afinal também entrou no clima do estresse. Seria interessante que ele desse sustentação à mudança de comportamento da mãe. O ideal é que o casal esteja em sintonia para o completo bem estar da família.


Tem dado ótimos resultados, o relacionamento em casa está ficando cada vez mais tranquilo.


Maternidade/paternidade é realmente uma experiência maravilhosa!


Além do amor infinito, ainda temos a oportunidade de trabalhar o autoconhecimento e nos tornarmos pessoas melhores!


FernandaSpina.jpg
Fernanda Spina
Designer gráfico da Uma Designer. Casada, filha única e mãe de 2. Como boa aquariana, o pensamento vai looonge. Gosto de falar o que penso e refletir sobre o que não me agrada. Não tenho vergonha de mudar de ideia. Aliás, quem não muda de ideia acaba ficando pra trás, #prontofalei!




Nenhum comentário:

Postar um comentário