segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Desgurmetizando os nomes e aproveitando o sabor: Carne de panela, um clássico!


FullSizeRender (2).jpg


Existe coisa mais caseira que a carne de panela? Acompanhada de um arroz fresquinho e um feijão bem temperado! Hmmmmm


E o molho da carne? Quem nunca pegou um pão e passou no caldinho?


Comidinha de mãe, aquela que lembra a infância.


A carne de panela pode ser feita com a carne de segunda mesmo, fica divina. Podem usar como carne de segunda: músculo, paleta, acém e fraldinha. As carnes de primeira, patinho, picanha, lagarto e a ponta da alcatra.


Vamos lá:


A receita, para 4 pessoas, precisamos de 600 gramas de carne em cubos, tomates sem pele e os legumes que desejar, batata, cenoura, mandioca, mandioquinha, pimentões, azeitonas e por aí vai.


Fora da panela tempere com alho, cebola, regue azeite, sal a gosto e divirta-se nos demais temperos, açafrão e pimenta do reino moída na hora vão muito bem. Uns 10 minutinhos para pegar o tempero.


Aqueça a panela de pressão, lembre-se, não precisa de óleo, você já regou azeite na carne.


Coloque a carne na panela e não fique mexendo muito, deixe selar para não perder o suco.


Acrescente os tomates, coloque de uma a duas xícaras de água e feche.


Mantenha a panela em fogo alto até pegar pressão, depois pode colocar no mínimo e 30 minutos de fogo. Desligue e espere sair a pressão, cuidado!!!


Faça o teste do garfo para ver se esta macia, neste momento pode colocar os legumes que desejar. Se tiver com bastante caldo pode deixar, se tiver pouco caldo acrescente a água e acerte o sal. Deixe mais uns 20 minutos no fogo, pode voltar a pressão.


Parece difícil, mas não é, o tempo que a minha panela ficou no fogo eu escrevi esta receita.


Tem uma outra versão da carne de panela, ao invés da água que tal colocar uma cerveja preta.


Fica bão demais da conta!


Depois de tudo isso, no final mesmo, jogue cheiro verde, que é a salsinha e cebolinha. O cheiro verde é o que chamamos de ervas frias, que não gostam de calor, pois isso colocamos fora do fogo, como o manjericão.


Ah! Vai uma dica muito boa. Passou na padaria depois do trabalho e pegou aquele pãozinho crocante? Desfie a carne com aquele molhinho que sobrou, pode ser frio mesmo, faça um belo sanduiche e divirta-se. Oh coisa boa que é comida desgurmetizada!


Beijos e aproveitem!


EU.jpg


Evelin Boscolo Araújo

Corretora de imóveis, casada, 1 filho, que é minha vida. O que mais gosto no lar é a cozinha, amo cozinhar, mas odeio lavar louça. Como uma boa ariana, tenho um lado carinhoso, um lado engraçado, um lado desastroso, um lado esquentado, um lado irônico, um lado insuportável, um lado preguiçoso, um lado amável e cada um tem de mim o lado que cativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário