segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dica de Viagem - Panamá e San Blas


PANAMÁ E SAN BLAS
A Cidade do Panamá vem sofrendo uma rápida transformação nos últimos 15 anos, com o desenvolvimento econômico e a entrada de capital estrangeiro. Ao andar pela cidade, fica clara a mistura de antigo e moderno – uma cidade onde você observa um horizonte com a maior concentração de arranha-céus da Centro-América e, poucos metros depois, pode apreciar os casarões coloniais dos bairros históricos de outrora.
A melhor síntese dessa contradição é o mundialmente conhecido Canal do Panamá, construído há mais de um século e ainda hoje considerado uma das grandes maravilhas da engenharia moderna.
Nessa mistura entre o velho e o novo, o melhor é aproveitar um pouco de cada. Da parte nova, sugiro hospedar-se nas grandes redes de hotéis internacionais. Em comparação com outros países, na Cidade do Panamá elas têm ótimo custo-benefício. Os hotéis localizados nos bairros de Marbella ou El Cangrejo são centrais e próximos ao metrô, o que facilita acesso a toda a cidade. E o metrô é super barato: U$0,35.
O hotel que escolhi para me hospedar foi o Best Western Plus e a piscina tinha essa vista linda da cidade.

P_20160502_163039-01.jpg
Do antigo, pode-se visitar as ruínas da primeira Cidade do Panamá – Panamá Viejo,  o tradicional bairro revitalizado do Casco Antíguo (ou Casco Viejo) e o famoso Mercado de Mariscos.
Passei ao todo uma semana no Panamá: 4 dias na capital e outros 3 no arquipélago de San Blas. Mas se você tiver pouco tempo, eis um roteiro do principal que você pode fazer em 1 ou 2 dias:

CANAL DO PANAMÁ: Pela manhã visite as Eclusas de Miraflores, uma das maiores obras de engenharia do mundo.
P_20160503_155008-02.jpg
O Canal do Panamá liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico, começou a ser construído em 1880 e terminou em 1914. A obra demorou muito mais do que o previsto por problemas de engenharia e à alta taxa de mortalidade dos trabalhadores por doenças tropicais.
Confesso que achei que ia ser o “chato-mas-tem-que-ir”, mas achei bem interessante. Tem um museu, um cine 3D contando uma breve história da construção do canal e uma plataforma externa para ver os navios transpondo as eclusas.
Como ir: Você pode ir de táxi (ou Uber), mas é bem fácil (e muito mais barato) ir de transporte coletivo. Vá de metrô até a estação Albrook ($0,35) e de lá pegue um ônibus ($0,25) chamado Miraflores. Ele vai te deixar bem na entrada da bilheteria.
Quanto paga: $15 de entrada para estrangeiros.
Que horas ir: isso é bem importante! Antes das 11h ou após as 14h, para conseguir ver os navios 🚢 passando.

ALMOÇO NO MERCADO DE MARISCOS:
P_20160502_135350.jpg
Saindo do Canal de Miraflores volte para a estação Albrook e pegue o metrô até a estação 5 de Mayo. De lá ande cerca de duas quadras até o mercadão. É uma região um pouco feia, debaixo de um viaduto, mas é tranquila. É um mercadão de peixes e o legal é que eles servem ceviche fresco lá mesmo, a um preço super convidativo: a partir de $1,25! Tem de todos os tipos e tamanhos: peixe, polvo, camarão e até de lagosta. Se preferir sentar-se e pedir uma cervejinha para acompanhar, vá à parte externa do mercado e dobre a esquina, onde você vai encontrar várias barracas com mesas ao ar livre. Tudo lá é muito simples e sem frescura, mas pode confiar - tudo lá é super fresco! No andar de cima, há restaurantes com mesas e pratos quentes também.

CASCO VIEJO
P_20160502_125455-01.jpeg
Depois do almoço no Mercado de Mariscos, caminhe por uns 10 a 15 min até o Casco Viejo. É um bairro histórico e cultural, declarado Patrimônio Histórico da UNESCO. A região foi estabelecida em torno de 1673 pelos espanhóis e a Igreja católica, após a cidade inicialmente fundada (Panamá Viejo) ter sido saqueada e destruída por piratas. Foi construída numa península que proporciona uma linda vista do mar e do skyline da cidade. Hoje é a parte mais charmosa da capital, quase cenográfica, mas que ainda está em processo de revitalização: reúne a Catedral, inúmeros restaurantes, bares, lojinhas, hostels e hotéis boutique descolados, que dividem espaço com casas antigas e bem pobres e até algumas ruínas. Ótimo para caminhar num fim de tarde - e esticar a noite – que promete ser bem badalada.
IMG_20160511_125938.jpg



PANAMÁ VIEJO
P_20160507_121111.jpg
Outro passeio interessante, que pode ser feito num 2º dia na cidade, é Panamá Viejo, onde a cidade foi incialmente construída. Hoje virou um sítio arqueológico que preserva as ruínas da cidade antiga (1519 - 1671). Os constantes ataques piratas à cidade antiga fizeram com que a capital fosse transferida para o Casco Viejo. Também é considerado patrimônio da UNESCO.
Como ir: de ônibus, informe-se no seu hotel/hostel onde pegar o ônibus Panamá Viejo e desça no ponto Centro de Visitantes. Senão, vá de Uber! 😉
Quanto: $6 de entrada. Tem um trenzinho pra andar por lá 🚂
O que levar: R E P E L E N T E!

SAN BLAS
SAN BLAS.jpg
Se tiver alguns dias a mais e quiser conhecer praias incríveis num cenário de Robinson Crusoé, pode conhecer as Ilhas San Blas. É um arquipélago formado por 365 ilhas, sendo que apenas 10% são habitadas. São de jurisdição dos índios Kuna Yala. Para se chegar a esse paraíso, há um longo caminho pela frente, tanto com relação ao planejamento (não há sites com informações oficiais, tudo que se lê a respeito vem de outros viajantes) quanto o trajeto em si. Da Cidade do Panamá vai-se de 4x4 até o porto dos Kuna e de lá toma-se um barco até a ilha escolhida (que pode variar de 30min a mais de 1h). São 2h30 de estrada, sendo que a 1h final é de sobe e desce e muitas (muitas!) curvas (dá-lhe Dramin!).
A hospedagem nas ilhas é em cabanas, pé na areia. É tudo bem rústico (mesmo!) e cada ilha é gerenciada por uma família diferente. As diárias podem variar de 35 a 150 dólares por pessoa por dia, dependendo da ilha (algumas já incluindo transporte terrestre e barco). As cabanas podem ser privadas ou dormitórios. Em geral o banheiro é compartilhado e a água pra tomar banho é salobra. As diárias incluem 3 refeições simples e as atividades acompanham a luz do sol: acorda-se cedo, o jantar é as 17h e a luz elétrica só é ligada das 17h30 as 22h.
Muitas agências na Cidade do Panamá organizam passeios para lá. Você pode fazer um bate-volta ou dormir uma ou mais noites por lá. Gostou do esquema “roots”? Não tem frescura pra dormir ou pra tomar banho? Quer passar uns dias totalmente desconectado? Então San Blas é uma boa opção.


O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PANAMÁ?
Moeda: A oficial é o Dólar, mas também existe a local, o Balboa. Vira e mexe você pode receber troco em moedas de Balboa, aproveite para passá-las para frente antes de sair do país!
Transporte: como sou do estilo econômica, andei muito de metrô e ônibus dentro da cidade, mas para trajetos mais longos (como aeroporto) usei Uber. O Uber funciona super bem e é mais barato que o táxi. Outro porém do táxi na Cidade do Panamá: muitos deles são compartilhados, como se fosse uma lotação. Para evitar esse tipo de situação, vá de Uber. É só encontrar algum estabelecimento com wi-fi e fazer o pedido do carro. No aeroporto do Panamá, até existe um local pré-definido para você esperar o carro. Legal, né?
Comida: pode-se comer bem relativamente barato na Cidade do Panamá. Há bons restaurantes de diversas nacionalidades e redes internacionais de fast-food. As cervejas locais são boas e baratas.
Compras: meu foco dessa viagem não foram as compras, fui a apenas um Shopping chamado Albrook Mall (estação Albrook), mas foi bem decepcionante. O shopping é enorme, mas a grande maioria das lojas é de marcas locais e os preços não são lá muito atraentes. Achei bons preços apenas em perfumes e bebidas alcoólicas. Já a famosa zona franca do Panamá fica numa área afastada da cidade... para compras, os EUA ainda são a melhor opção!

Mari Lobo
Ariana, casada, mãe de 2 filhos peludos. Publicitária de formação, freelancer de pesquisa de mercado, fotógrafa nas horas vagas, designer de interiores da própria casa e viajante. Meu objetivo atual: pintar países! Para compartilhar experiências de viagem criei o perfil de Instagram @vaiterviagem e, em breve, o site www.vaiterviagem.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário