segunda-feira, 10 de julho de 2017

Menopausa - atenção mulheres com mais de 45 anos!


Menopausa2.jpg

Menopausa não deveria chamar menopausa. Nesse período de vida feminina P.A.U.S.A é uma situação que não existe, a não ser que estejamos falando sobre paciência. Eu, que já não tinha muita, iniciei minha carreira precocemente, aos 45, já são quase 4 anos de menopausa e vou contar o que passo na pele.

A vida seca, a pele seca, o cabelo, a unha, a vagina secam, a vontade seca. Só as lágrimas não secam. Acredito que os calores que sentimos são um aviso de que ainda há vida no fim do túnel.

  • Se você não tinha dores de cabeça, terá.
  • Se não chorava em filmes, prepare o lenço. Se já chorava antes da menopausa, evite o cinema.
  • Se acordava disposta, entenda que agora tem um elefante imaginário sentado em você ou agarrado às suas pernas
  • As risadas são de descontrole
  • Sono profundo? Never more

Se as pequenas coisas do cotidiano não te irritavam, reze para um pernilongo não aparecer a noite (ou peça para ele rezar), você terá tempo para planos nefastos!

Uma única resposta atravessada de seu filho adolescente pode virar horas de discussão, ficamos “históricas”, puxando os erros deles desde os 3 anos de idade. E aquela bagunça do quarto rende horas de drama da melhor qualidade!

Há momentos em que descobrimos o quão libertador é bater uma porta ou soltar um “palavrão”. Outro dia almocei num quilo e passei na frente (furei-fila) de uma moça pra pesar meu prato, eu já tinha me servido e ela ainda estava analisando a cor do feijão, daí reclamou com a amiga, dando uma indireta, voltei com uma direta nela dizendo ao seu pé de ouvido: “você não sabe o perigo que corre provocando uma mulher na menopausa em um buffet cheio de facas!” (trilha do filme Psicose ao fundo, por favor)... hahaha, louca mesmo.


A vida é muito curta pra não dar uma surtadinha por dia!

Mas isso é papo furado, vamos ao que interessa. A Menopausa não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher em que ocorre a parada da menstruação. Alguns sintomas são:

  • Alterações menstruais (antes do término completo)
  • Coceira e secura vaginal, que pode levar a dor na relação sexual
  • Redução da libido
  • Diminuição do tamanho dos seios e perda de firmeza
  • Sudorese noturna
  • Problemas para dormir
  • Mudanças de humor, com períodos de ansiedade, irritabilidade e depressão, além da diminuição da auto-estima
  • Ganho de peso e desaceleração do metabolismo
  • Pele seca e cabelos mais finos
  • Diminuição da elasticidade da pele
  • Dores de cabeça
  • Aumento da porosidade dos ossos.

A causa destes sintomas está na diminuição de produção do estrogênio, hormônio responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais na adolescência feminina (crescimento das mamas, pêlos pubianos, alargamento dos quadris, distribuição feminina da gordura, textura da pele, entre outros). Na menopausa, com a redução de produção deste hormônio, além dos sintomas acima, ocorre que a distribuição de gordura passa a concentrar-se na barriga. (SOCORRRROOOOO!!!)

Mas calma, nem tudo é tragédia, há algumas ferramentas alternativas que amenizam esses sintomas.

Abro um parêntese aqui só pra um alerta:
(tome cuidado se for fazer uma reposição hormonal com produtos alopáticos, estudos apontam problemas cardiovasculares, câncer de mama e endométrico, incremento na gordura corporal, retenção de sal e de fluidos, depressão e dores de cabeça, prejuízos no controle de açúcar no sangue (hipoglicemia), etc.)

O que funcionou para amenizar meus sintomas, e pode ser que te ajude também foram cápsulas manipuladas indicadas por minha Gineco (em função de meus exames) contendo:

- Cimicífuga - também chamada de raiz da erva-de-são-cristóvão, que contém uma isoflavona, chamada formononetina, essa substância, ao ser liberada no organismo, atua como o estrógeno
- Gingko Biloba
- Isoflavona
- Tribulus Terrestres

E também os florais ministrados pelo meu marido, afinal de contas ele é o maior interessado em eliminar a maioria desses sintomas!

E sabe que resolveu?! Já no primeiro mês senti uma melhora absurda, saí do limbo em que estava e todos os sintomas estão controlados, meu tratamento já dura quase 1 ano. Tá vai, ainda dou uma surtadinha por dia, mas também ninguém é de ferro, né?

E salve-se quem puder! Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 1 bilhão de mulheres estarão na Menopausa até 2030! 😲 Acho melhor você me ajudar a divulgar esse texto! Isso é quase o Armagedom!



Serviço:
Minha Ginecologista - Dra. Veronica Alencar
Av. Antônio Carlos Couto de Barros, 2278 - sala 9 - Sousas, Campinas/SP
Tel.: (19) 3258-8924

Meu Terapeuta Floral e marido - César Suziganm - www.cesarsuziganm.com.br
São Paulo – Tel.: (11) 3031-8553
cesarconsultoriosp@gmail.com
Rua Conselheiro Torres Homem, 622 - Jardim Paulista
Campinas – Tel.: (19) 9 9424-2112
cesarconsultoriocps@gmail.com
Rua Christina Giordano Miguel, 245 - Barão Geraldo


Onde manipulo minhas fórmulas:
Companhia das Ervas - www.companhiadaservas.com.br
Av. Oscár Pedroso Horta, 369 - Cidade Universitária, Campinas - SP
Tel.:  (19) 3289-7486

 
 


Fernanda M Carracedo

2 comentários:

  1. Fer, amei o texto! Seu bom humor característico dão um tom descontraído e quase até adorável a esse calvário!

    Certeza que aquela desclassificada da Eva comeu a maçã!

    Ah! E pra quem ainda tem algum tempo de pele sedosa, cinturinha fina e apetite sexual de leoa no cio pela frente, um aviso: aproveitem porque vai acabar (hahaha, vingança!)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Denise! E vamos em frente, porque tudo passa. Bora dar um peteleco no elefante! Bjs

      Excluir