quinta-feira, 16 de julho de 2015

Foodtruck com direito a receita: Penne com Ragu de linguiça toscana



Tem porquinho da panela!


Olá pessoal, nesse último final de semana estive com o chef Carlos Zanchim, ou mais conhecido como Carlão, e o seu fiel escudeiro Fernando Porto, no delicioso Food Truck Porcoloko.



Esse pessoal é de Osasco, mas às vezes estão pela região. Tivemos o prazer de conhecer alguns “pratinhos bem básicos”: a costelinha ao barbecue, lombo ao molho de gorgonzola e as deliciosas coxinhas de frango frita com maionese de bacon, claro que tinha que ter pelo menos um bacon no franguinho. A turma também serve outras delicias como o hambúrguer de pernil defumado e o hambúrguer de quase porco.


porcoloko.jpg


Confesso que não foi nada deselegante, o pessoal é mega atencioso nos mínimos detalhes, até lhe oferecem o melhor talher do mundo e uma charmosa luvinha para aproveitar todos os pedacinhos dessas delícias.


Vai lá e curte a página desse pessoal que trabalha muito e não deixa a peteca cair. E você que é de São Paulo não deixe de prestigiar uma boa comida, dia 20/07 estarão com novidades.




Abaixo, segue uma receita topchique, oferecida pelo Carlão, estilo slow food, isso é, uma preparação devagar. Que tal, enquanto prepara a receita, abrir uma garrafa de vinho e apreciar com quem ama.
E essa nossa primeira receita vai ser de quê? Quem adivinha?
Porcooooo!!!!


Isso mesmo gente, o tão discriminado porco vai ser a nossa vítima. E tem até nome bonito a receita.



Penne com Ragu de linguiça toscana

Vamos à lista de ingredientes:

1/2 kg de linguiça toscana
2 latas de tomate pelado
1 cebola média
1 cenoura
100ml de vinho tinto seco
1 colher de sopa de açúcar
azeite
manjericão fresco
Sal
Pimenta do reino


Algumas coisas não dão para ter uma medida exata, como o sal, a pimenta e o azeite, por exemplo. Você já perguntou para sua vó quanto vai de cada ingrediente numa receita? Se ela não te respondeu "um tanto", não era a vó, mas sim um alienígena disfarçado.


Vamos lá. Desmanche os gomos de linguiça e pique mais um pouco com a faca. Basta cortar o pelo que envolve a linguiça e tirar o recheio. Coloque "um tanto" de azeite (deve dar umas duas colheres de sopa) em uma panela pré aquecida e coloque as linguiças já desmanchadas para fritar. Enquanto ela frita, pique a cebola e a cenoura em cubinhos. Qual o tamanho dos cubinhos? Como você quiser, ninguém vai morrer se você não cortar cubos perfeitos de 3 milímetros.


Quando a linguiça estiver douradinha, você adiciona a cebola e a cenoura para refogar junto com a linguiça.


Já dourou tudo? Agora tem um nome bonito o processo: "Deglacê" Nada mais é que soltar a meleca que ficou no fundo da panela com uma bebida.
Neste caso, o vinho tinto. Joga o vinho lá e raspa aquela meleca até soltar tudo. O sabor está todo lá.


Dê uma cheirada na panela. Se seu nariz ardeu, é porque ainda tem alcool do vinho. Espere mais um pouco até que pare de arder e coloque os tomates pelados, com o caldo e tudo.


Coloque o açúcar, um pouco de sal, 100ml de água abaixe o fogo e deixe cozinhar tampado. Vá observando para não secar e queimar.


Depois de aproximadamente 1h ou 1h30, estará pronto. Só cozinhar a massa, juntar o manjericão e jogar por cima.
Se agora, você disse "poxa vida, que trabalhão", vem a compensação. Você pode dobrar a receita e congelar, que fica incrível. Você faz uma única vez e pode congelar até 3 porções.

Porcoloko02.jpg




E ficamos por aqui, Beijo do gordo!





EU.jpg
Evelin Boscolo Araújo


Corretora de imóveis, casada, 1 filho, que é minha vida. O que mais gosto no lar é a cozinha, amo cozinhar, mas odeio lavar louça. Como uma boa ariana, tenho um lado carinhoso, um lado engraçado, um lado desastroso, um lado esquentado, um lado irônico, um lado insuportável, um lado preguiçoso, um lado amável e cada um tem de mim o lado que cativa!

Um comentário:

  1. Evelin, vamos combinar um dia. Você faz esse prato delícia e eu lavo a louça! Bjs

    ResponderExcluir