quinta-feira, 2 de abril de 2015

Gerenciando conflitos, discutindo a relação (DR)



Brigar é como andar, comer ou dormir, cada um faz do seu jeito. É óbvio que discutir a relação é muito intenso, mas conflitos e relacionamentos andam de mãos dadas, que pena que a gente faz de tudo para não falar do que incomoda, e vai acumulando pequenos, médios e grandes incômodos na garupa, para, um belo dia, despejar todos eles de uma vez só num ataque de ira.

Um amigo dizia que quando brigavam, a esposa ficava “histórica” e não histérica, já eram casados há uns 20 anos e ela trazia incômodos de anos atrás que nunca foram verbalizados...

Discutir a relação vai contra a todos os impulsos biológicos, nos sentimos ameaçados, então nos defendemos, temos medo de lutar e às vezes fugimos porque não conseguimos falar o que sentimos. E muitas vezes o buraco é mais embaixo, nem conseguimos saber o que estamos sentindo, adultos tem muito disso... por este motivo, quando vejo certas reações na minha filha de 9 anos, ajudo-a a identificar o sentimento e nomeio-o para ela: isso é ciúme, isso é raiva, isso é ansiedade, isso é inveja, isso é amor. Alguns adultos precisam da ajuda de um psicólogo ou terapeuta para identificar certos sentimentos.

Algumas dicas pra você fazer uma DR:

- Verbalize seus incômodos, falando de como se sente em relação ao que não está bom e não culpe seu(a) parceiro(a). Por exemplo: “Me sinto triste quando você grita comigo” e não “Você grita o tempo todo”. Se abra quando quiser atacar.

- Pondere quando quiser fugir.

- Não cutuque. Quem gosta de ser espetado é linguiça, guarde comentários que não agreguem. Seja positivo(a) nas considerações e críticas, elogie! “uma gota de crítica destrói um litro de elogios”.

É tão simples e óbvio e ao mesmo tempo tão difícil. Mas lembrem-se: relacionamentos bem sucedidos dependem da maneira como são resolvidos seus conflitos.

Boa sorte na sua próxima DR e se quiser ajuda de um terapeuta para nomear seus sentimentos, posso indicar alguns!


Fernanda M Carracedo

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Não tinha lido ainda esse texto, mas já venho pondo em prática há algum tempo esse lance do reforço positivo. Não temos tido uma dr há meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Existem coisas pequenas que simplificam muito a relação. Colocá-las em prártica é um exercício constante.
      Bj,
      Deinha

      Excluir