terça-feira, 18 de agosto de 2015

Acidente doméstico com crianças. Já aconteceu com você?



tomada.jpg



Semana passada levei um susto enorme com minha filha de 11 meses.  Ela caiu da cama do irmão mais velho, uns 60 cm de altura mais ou menos. Por sorte, ela não caiu de cabeça e sim de lado, o bracinho amorteceu a queda e não aconteceu nada de grave. Ela chorou bastante mas depois que se acalmou voltou a brincar normalmente. Chequei o corpinho pra ver se estava tudo bem mesmo e liguei para a pediatra pra saber se eu tinha que tomar alguma providência.


Meu corpo tremia e quando passou o susto tive uma crise de choro.


Vocês provavelmente estão se perguntando o que ela estava fazendo em cima da cama. Pois é, a cama tem grade de proteção, minha filha estava sentada ali brincando com os bichos de pelúcia enquanto eu dobrava algumas roupas. Ela começou a brincar com a grade ainda sentada. De repente ficou em pé e se jogou por cima da grade. Quer dizer, eu acho que ela ficou em pé, perdeu o equilíbrio e foi parar do outro lado. Foi tudo tão rápido que nem sei direito como aconteceu, e eu ali do lado não tive tempo de fazer nada.


Sei que se ela tivesse caído de cabeça as consequências poderiam ser graves, e nessas horas a gente não se perdoa e muitas vezes ainda tem que lidar com acusações dos outros.


Se a criança está sob os cuidados da mãe, a reação do pai é querer saber como ela deixou isso acontecer, e vice-versa.


A questão é que algo que parece inofensivo e estamos acostumados a fazer no dia a dia pode virar uma tragédia. Quantas vezes vimos em noticiários crianças que morrem afogadas em um balde com água (e nem precisa estar cheio, só um pouco de água basta), sofrem quedas, queimaduras, levam choque, etc.


Os acidentes no lar são a principal causa de morte infantil, representando 40% de todas as mortes de crianças com idades entre 1-14 anos.


Pra mim, valeu a lição, nunca deixá-la em cima de móvel algum, mesmo que eu esteja ali na frente dela.


Muitas vezes a gente tem a sensação que quando nos tornamos mães adquirimos super poderes, como visão além do alcance, audição aguçada e braços extras.


Pode até ser, mas ainda somos seres humanos passíveis de falhas.


Depois que me tornei mãe e vejo alguma notícia de acidentes envolvendo crianças, nunca mais fiz a pergunta: onde estava a mãe dessa criança?

Para dicas de segurança clique aqui: Dicas

Conte pra gente se isso já aconteceu com você e quais são suas precauções para evitar.



FernandaSpina.jpg
Fernanda Spina

Designer gráfico da Uma Designer. Casada, filha única e mãe de 2. Como boa aquariana, o pensamento vai looonge. Gosto de falar o que penso e refletir sobre o que não me agrada. Não tenho vergonha de mudar de ideia. Aliás, quem não muda de ideia acaba ficando pra trás, #prontofalei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário