sábado, 22 de agosto de 2015

Carpe Diem na 25 de Março



Moro em Campinas, mas eventualmente vou à São Paulo. Outro dia fui a uma comemoração de um casamento, sim, comemoração, porque o casamento de fato aconteceu no dia anterior, e de uma maneira bem descolada os noivos celebravam “the day after” com os amigos, regado à Margherita e rock do bom, num Bar em Higienópolis.

IMG_20141123_202800865.jpg

Na 25 de Março
IMG_20141124_121109.jpg
Dormi em São Paulo com o plano de retornar na manhã da segunda-feira, mas, flexível que sou, resolvi ficar por lá num clima de Carpe Diem... controvérsias à parte, fui parar na 25 de Março, reduto do consumo barato que particularmente odeio. Peguei o metrô e desci na Ladeira Porto Geral, a cena foi chocante, aquilo mais parecia a Serra Pelada, assustada e atormentada com o mundaréu de gente, me refugiei na primeira loja que vi, mais para escapar da gentarada do que interessada nos produtos. Fora da loja, na esquina, havia um homem com um microfone vendendo (pasmem) nada mais do que... cabelo! Nos 15 minutos que fiquei dentro da loja refletindo se passeava por lá ou pegava o metrô de volta, ouvi esse homem gritar: - “Cabeeelo”... “Cabeeelo”... “Cabeeelo”... umas 264 intermitentes vezes...

Respirei, fiz OM três vezes e fui pra selva, entrei na Armarinhos Fernando, mas percebi que era necessário um manual de sobrevivência para ali permanecer, saí. Na esperança de encontrar uma pia, pois tenho T.O.C. de lavar as mãos quando estou fora de casa, principalmente andando de metrô, separando dinheiro, mexendo em mercadorias... fui atrás de um banheiro, entrei numa galeria e achei um Oásis no meio da 25, uma lojinha bacana, com produtos de bom gosto, bem decorada, comprei algumas coisinhas e me dei por satisfeita. Fui para o metrô e para o Carpe Diem ser completo, andei uma estação e desci na Luz.


Andando de metrô
IMG_20141124_155738.jpg
São Paulo tem o poder de fertilizar minha imaginação, são milhões de pessoas em poucos metros quadrados e pra cada um que olho, penso numa história diferente... achei um rapaz careca com uma barba enorme, eu, ainda sob o efeito do mantra da 25, quase gritei pra ele: “Cabeeelo”, mas o que me deixou intrigada foi que o bigode dele deixaria Nietzsche chocado, era lindo, com curvas perfeitas e rococó nas pontas (tipo Dalí) certamente eu estava diante de um fã de bigodes, ele carregava uma sacola de pano com estampas moustaches, até tentei discretamente clicar o instante (foto abaixo).

Noto também uma mulher com sobrancelha pintada, me lembrei da minha tia, que nasceu sem seus supercílios, mas com muito cabelo... ela também pinta a moldura de cima dos olhos todos os dias pela manhã. Trabalheira...

No caminho até meu próximo destino, a José Paulino, uma moça abria uma jaca e a parcelava em vários pratinhos de isopor cobertos com Magipac, o cheiro da jaca inundou todo o meu ser e o quarteirão... não gosto de jaca!



Na José Paulino
A José Paulino estava bem mais tranquila, achei um bistrô (o da Sara) para almoçar, depois dei uma voltinha e cansada, as 16h00, voltei para a estação da Luz, embarcando no metrô antes do pico, logo consegui sentar num assento bem quentinho do passageiro anterior. Diante de mim, de pé, um moço com fone de ouvidos cantava um samba e de sua boca voavam vários perdigotos... Carpe Diem... não hesitei, saquei de uma sacola o guarda-chuva rosa que comprei pra Luisa e o abri para me proteger das gotículas... bom, essa parte eu inventei, isso não aconteceu de fato!

Cheguei na estação Sumaré pra pegar o Fretado do meu primo. O Sr. Libanio, motorista, me conduziria até a esquina de casa em Campinas. Escrevi este texto na viagem de volta, num caderninho que sempre carrego na bolsa para anotar alguma ideia maluca que porventura apareça.

IMG_20150822_183424958.jpg


Serviço:

25 de Março End.: Rua Vinte e Cinco de Março, s/nº – Mercado – Centro – São Paulo.

Galeria Pagé End.: Rua Comendador Affonso Kherlakian, 79 – Mercado – Centro – São Paulo.Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 18h. Sábados, das 7h às 16h. Domingos, das 8h às 13h. www.galeriapage.com.br

Armarinhos Fernando End.: Rua Vinte e Cinco de Março, 864/872 – Mercado – Centro – São Paulo. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 16h. Domingos, das 9h às 14h. Tel.: (11) 3325-0400. www.armarinhos-fernando.com.br

Bistrô da Sara - https://www.facebook.com/bistrodasara
Bom Retiro - Rua da Graça, 32 São Paulo - SP - Tel. 11 3362-1725


Fretado Campinas São Paulo
www.fretadocampinassaopaulo.com.br


E se quiser ler mais aventuras:
Redação sobre as Férias
Um passeio no Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa

Fernanda M Carracedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário